Marinheiro Popeye é o novo mascote do Flamengo?

O marinho Popeye foi o primeiro mascote oficial da história do Clube de Regatas do Flamengo. O histórico personagem de quadrinhos da década de 1940, que anos depois foi também para os desenhos animados, passou a ser associado ao time carioca graças ao chargista argentino Lorenzo Mollas, que deu a ideia de vincular o marinho à equipe que foi originada no remo.

No entanto, historicamente, a figura de Popeye nunca foi muito popular entre a torcida rubro-negra, principalmente por conta dessa associação do marinheiro com o passado do clube em relação ao remo. Como o ‘carro-chefe’ do Flamengo passou a ser o futebol ao longo das décadas, a representatividade das regatas diminuiu.

Já na década de 1960, os torcedores rivais do Flamengo começaram a chamar os flamenguistas de ‘urubus’, em termo pejorativo que muitos consideram até racista. O apelido nunca foi bem aceito entre a torcida, até que a história mudou a partir do dia 31 de maio de 1969.

Personagem Popeye já foi o mascote do Flamengo

Naquele dia, um torcedor rubro-negro aproveitou um domingo de Maracanã lotado para levar um urubu ao clássico contra o Botafogo. Enquanto os alvinegros xingavam os rivais de ‘urubus’, o torcedor soltou o animal, que voou pelas arquibancadas e pousou no gramado do estádio.

Em êxtase, a torcida do Flamengo começou a gritar “É urubu, é urubu”. O coro aumentou ainda mais após a partida, quando o Mengão bateu o Botafogo por 2 a 1 e o animal passou a ser visto como um amuleto da sorte para a torcida, que o adotou como mascote.

Comentários estão fechados.