Flamengo já jogou contra o Barcelona no Camp Nou duas vezes nos anos 60; Saiba mais

Ativo há 126 anos, o Flamengo enfrentou o Barcelona apenas quatro vezes desde sua fundação. 

O time catalão também tem história, tendo sua fundação há 122 anos, no entanto, o confronto de gigantes dentro do estádio do Barcelona só aconteceu duas vezes até agora.

Além disso, as duas históricas partidas aconteceram na década de 1960, então mesmo que os torcedores mais antigos do time possam se lembrar dos fatos, alguns não tinham sequer nascido ainda. 

Por isso, separamos dados sobre as duas ocasiões em que o Flamengo e Barcelona se enfrentaram, no estádio do time espanhol, o Camp Nou

Amistoso Internacional de 1962: Flamengo x Barcelona

Na oitava partida do Flamengo no Amistoso Internacional de 1962, no dia 30 de abril, o time encontrou o Barcelona em seu estádio. 

Na época, o time catalão tinha Sándor Kocsis, centroavante da Hungria e artilheiro da Copa do Mundo de 1954, com 11 gols. 

No entanto, o Flamengo da época tinha Ari, Joubert, Luís Carlos, Ronald, Jordan, Vanderlei, Nelsinho, Joel, Henrique Frade, Dida e Miranda. E foi justamente Dida, ídolo de Zico, que marcou os dois gols do Rubro-Negro sobre o Barcelona. 

Com dois gols no primeiro tempo, aos 19 e 33 minutos, o jogo manteve o mesmo placar até o fim, e em seu encontro com o Barcelona, o Rubro-Negro saiu campeão. 

Torneio Amistoso Internacional de 1968: Flamengo x Barcelona

Antes do Amistoso Internacional, o Barça e o Mengão se encontraram mais uma vez, e os cariocas garantiram vitória de 1 x 0 no El Vivero, na Espanha.

No entanto, o próximo encontro, no ano seguinte, foi no Camp Nou, no dia 22 de agosto. 

Infelizmente, a data marca a única derrota Rubro-Negra para os catalães. Durante a decisão do Troféu Joan Gamper, Josep Palau marcou o primeiro gol, dando vantagem aos donos da casa. 

Ainda que Fio tenha empatado no primeiro tempo, Palau fez novamente a rede balançar. Para equilibrar o placar e trazer emoção ao jogo, Zélio marcou um gol para o Mengo, faltando poucos minutos para o fim do primeiro tempo. 

Em disputa acirrada, Mendonza marcou para o Barça, mas logo, o baiano Néviton, que substituiu Fio, também goleou, tirando a vantagem dos donos da casa. Porém, logo os catalães voltaram a balançar a rede, com Fusté e Mendonza. 

Em um último esforço, Silva marcou o quarto gol do Flamengo aos 34 minutos, mas o time não conseguiu mais superar o Barcelona, que terminou a partida com a vitória e 5 gols. Assim, o time espanhol levantou o troféu em casa, diante de sua torcida. 

Flamengo e Barcelona: partida de 1979 no Estádio Ramón Carranza

Em agosto de 1979, os dois gigantes voltaram a se encontrar, desta vez pelo Torneio Ramón de Carranza, no estádio homônimo, na Espanha. O Flamengo, que já contava com Zico, venceu por 2 x 1, com gols de Júlio César e Zico. 

Com os gols marcados no primeiro tempo, o time sofreu um gol de Esteban, ponta do Barça, que marcou o único da partida para o time catalão. 

Assim, vimos que o Flamengo, em seus quatro encontros com o gigante europeu, só perdeu uma das partidas, que mesmo assim, fez quatro gols, na ocasião. Compartilhe com um amigo que precisa conhecer o histórico de vitórias do Flamengo sobre o Barcelona.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.