Hegemonia: por que os clubes brasileiros estão dominando a Copa Libertadores?

Ao longo das décadas, o futebol brasileiro passou por diversas transformações. As equipes nacionais, apesar de terem bons jogadores, sentiam uma grande dificuldade em competições continentais, em destaque a Libertadores da América. Prova disso, é que nenhum time conseguiu vencer a competição por mais de 3 vezes.

No entanto, com o passar do tempo, as equipes brasileiras têm conseguido grandes avanços em relação à construir uma “hegemonia” no continente. Nas últimas 5 edições, 4 delas tiveram campeões brasileiros e mais do que isso, as três finais seguidas foram disputadas por dois times brasileiros. Isso mostra que o futebol nacional está se distanciando do nível dos demais países sul-americanos.

Um dos clubes da Libertadores
Fonte: Unsplash

Por que as equipes brasileiras conquistaram esse patamar na Copa Libertadores?

Não há como falar sobre futebol, atualmente, sem falar sobre economia. Os fatores econômicos exercem grande influência no futebol, seja através na contratação de grandes jogadores e técnicos, como também nos investimentos em infraestrutura dos clubes. 

Times relevantes, como Flamengo e Palmeiras são capazes de operar com grande orçamento, muito em função das premiações dos torneios brasileiros e também grandes contratos de patrocínio, que podem envolver desde grandes instituições do mercado de crédito, até empresas de apostas esportivas, como a netbet e a Bet365.

Ainda há a questão cambial, que nesse momento é de grande relevância para a discrepância existente entre os países sul-americanos. O Real é uma moeda que ocupa uma posição de destaque, em comparação com as moedas correntes dos nossos vizinhos. 

Dessa forma, tanto os patrocínios, como os direitos de transmissão e outras fontes de receita têm permitido que os clubes nacionais consigam montar equipes mais competitivas, contratando jogadores de alto calibre no continente, independente de qual seja a sua liga de origem.

O aumento do poderio financeiro, somado à capacidade individual dos jogadores brasileiros têm feito um verdadeiro estrago na América do Sul. O futebol brasileiro é mundialmente conhecido por ter jogadores habilidosos, ágeis e criativos, capazes de desequilibrar partidas com suas jogadas individuais. 

Com a estruturação, força da moeda e profissionalismo de gestão, os resultados são avassaladores, sem que haja qualquer previsão para que esse panorama mude.

Os outros times da América do Sul podem ter esperanças em vencer a Libertadores?

Futebol é um esporte que sempre pode surpreender até as equipes mais fortes. Apesar do Brasil ter demonstrado, recentemente, a sua grande superioridade competitiva em relação aos outros países do continente, vale lembrar que uma competição como a Copa Libertadores da América sempre pode trazer fatores imprevisíveis, que são capazes de mudar resultados em um piscar de olhos.

Dessa forma, não é errado que os outros países do continente tenham esperanças em vencer o torneio, principalmente porque o formato de mata-mata pode dar a chance de um clube mais fraco vencer um mais forte em um confronto direto. 

Os times argentinos, por exemplo, podem se aproveitar do histórico de sucesso na competição. Clubes como Boca Juniors e River Plate já conquistaram a Libertadores em várias ocasiões.

Portanto, os times dos outros países da América do Sul não devem desanimar ou perder as esperanças. A Copa Libertadores é um palco onde a emoção e a imprevisibilidade reinam, proporcionando a todos os participantes a oportunidade de alcançar a glória continental. 

A final desta edição será de novo no Maracanã, palco onde o Mengão se acostumou a vencer seus maiores títulos. O sonho do tetra continua mais vivo do que nunca!

Comentários estão fechados.