Bola fora: como torcedores estão caindo em golpes cibernéticos por meio de streamings esportivos piratas

Fãs de futebol ao redor do mundo fazem de tudo para acompanhar jogos decisivos das equipes para as quais torcem ou são admiradores. Porém nem todos vivem nos países onde estes times jogam ou possuem uma realidade financeira favorável para assistir aos jogos ao vivo ou em canais de TV paga e podem acabar caindo em golpes.

Por isso, a solução muitas vezes parece ser arriscar a segurança do seu dispositivo eletrônico, seja um computador, celular ou tablet, para acompanhar algum duelo importante por meio de sites piratas de streaming esportivo.

Entre chutes a gol e faltas, você não vê, mas malwares vindos das mais diversas fontes podem estar infringindo a segurança de seus dados. Enfim, o que era para ser um momento de entretenimento e lazer acaba gerando uma inesperada dor de cabeça depois.

Essas invasões por programas maliciosos que se dispersam via streamings ilegais podem ocorrer de variadas maneiras, como o sequestro dos navegadores e notificações abusivas por meio dos sites.

Outra possibilidade são os adwares e as influências irregulares dos resultados de pesquisa, que passam a ser bombardeados com lixo, golpes e conteúdo explícito.

Boa parte desses sites são criados propositalmente para fazer com que links nocivos se maquiem como algo extremamente clicável, provocando assim uma porta de entrada muito simples – e ao mesmo tempo escancarada – para fraudes ou acesso a falsos aplicativos.

Uma vez o acesso feito, dificilmente o usuário sairá ileso e danos complexos em seus dados poderão ser efetuados em questão de segundos.

É possível driblar os golpes neste contexto?

Infelizmente, não, já que estes streamings ilegais são criados propositalmente para provocar este tipo de ambiente vulnerável. 

Eles funcionam como uma verdadeira emboscada online para torcedores entusiasmados que, muitas vezes ao longo das partidas, extasiados de alegria ou sofrimento, clicam desesperadamente em anúncios e avisos que pululam na tela na pressa de se verem livres de uma vez por todas daqueles obstáculos visuais que tanto atrapalham a leitura do jogo.

Portanto, tais páginas daninhas devem ser evitadas a todo custo. Por mais que alguns programas ofereçam proteção antivírus ou previnam a abertura de pop-ups, anúncios e rastreadores web, vulnerabilidades apresentadas num link contaminado ou nocivo oferecem um risco alto demais para perigar passar.

Alternativas seguras para evitas golpes

Recomenda-se a assinatura de um serviço de streaming legal, livre de tais ameaças e com maior qualidade técnica e de transmissão. Opções com mensalidades acessíveis são cada vez mais populares e também há transmissões de certos torneios em algumas casas de apostas online. 

A VPN também pode entrar em campo aqui com algumas funcionalidades. Essa ferramenta de cibersegurança criptografa dados pessoais ao conectar à internet, assegurando a transmissão privada das comunicações de entre uma ponta e outra e evitando golpes. 

Por outro lado, um serviço VPN também permite acessar plataformas de outras ligas nacionais em sites hospedados em outros países.

Ao ocultar o endereço de IP, a VPN faz de você um cidadão do mundo na internet, permitindo assinar algumas plataformas de streaming que impõem restrições geográficas às transmissões. No entanto, é recomendável testar tal acesso caso a caso e verificar se a VPN não conecta, em caso de problemas e evita golpes.

Além disso, ao aderir a um serviço de streaming autorizado, o fã de esporte acaba acessando um contexto jornalístico de credibilidade, com informações sobre o desempenho dos jogadores, transmissão com captação de som e imagem superior e programas de debates e troca de comentários posteriores a cada partida.

É um golaço de informação sem levar nenhum pênalti no que diz respeito à segurança virtual.

Comentários estão fechados.