Brasileirão 2019: Relembre a trajetória do título histórico do Flamengo

Relembre toda a trajetória vitoriosa do Clube de Regatas do Flamengo durante a conquista do título do Campeonato Brasileiro de 2019. O time carioca se destaca entre os maiores do país por todos os seus feitos no decorrer dos anos e isso não é novidade alguma para quem acompanha o futebol. Mas há momentos em que até mesmo os gigantes acabam se superando em campo.

Como aconteceu nessa edição em questão da competição de pontos corridos. Apesar de não ter arrecadado a ‘emoção até o final’ que antigas campanhas de título carregaram, aquela temporada foi histórica e marcante para todos os torcedores. Isso porque apresentou ao país o melhor time que já pisou em campo no formato atual do Brasileirão.

Início abaixo do esperado e reviravolta no Flamengo

O ano de 2019 começou com grandes mudanças no comando técnico do Mengão. Naquele ano, o time foi comandado por Abel Braga, que chegou a arrecadar taças no estadual e na pré-temporada. No entanto, não durou muito até que ele fosse desligado do cargo. Depois disso, pequenas passagens de interinos marcaram a transição para aquele que foi um dos maiores trabalhos de comissão técnica que o Rubro-Negro já viu.

O começo daquela campanha do Flamengo no Campeonato Brasileiro acabou encontrando alguns percalços, com o clube chegando a ficar em nono lugar nas primeiras rodadas. No entanto, com a chegada do comandante português Jorge Jesus, não demorou quase nada para que as sequências positivas se desenrolassem.

O treinador assumiu o cargo no começo de junho e, depois de dois meses brigando pelas primeiras posições, acabou fazendo com que o Mais Querido chegasse até o topo da classificação geral em 25 de agosto.

Na ocasião, o Flamengo aplicou 3 a 0, fora de casa, em cima do Ceará, confirmando a sua chegada ao topo, ainda na 16ª rodada daquela edição do Campeonato Brasileiro. Daí em diante, no entanto, ninguém mais foi capaz de alcançar o time carioca, que chegou até a taça menos de 20 rodadas depois.O time todo do Flamengo acabou ficando em evidência com a importante taça e com a campanha de peso. No entanto, assim como em outras competições e títulos, alguns nomes acabaram ficando marcados como grandes destaques. Gabriel Barbosa e Bruno Henrique, por exemplo, foram os grandes goleadores daquele ano. Enquanto o centroavante marcou 25 vezes, o ponta balançou as redes outras 21.

Flamengo brilhando em clássicos em 2019

Diversas partidas acabaram sendo determinantes para a ida do Flamengo para a ponta da tabela de classificação naquele ano. No entanto, é inegável ressaltar que o desempenho nos clássicos estaduais acabou sendo um grande diferencial para que aquela equipe conseguisse chegar onde chegou, com a pontuação impressionante que alcançou.

Enfrentando seus grandes rivais do Rio de Janeiro, o Mengão não perdeu nenhuma partida em toda a disputa do Brasileirão. Ao todo foram seis jogos, com quatro vitórias e apenas dois empates. Contra o Botafogo, dois triunfos, enquanto contra Fluminense e Vasco da Gama, o time venceu uma e empatou outra.

Sendo assim, fica fácil afirmar que os clássicos foram determinantes para o título nacional rubro-negro. Isso porque as partidas costumam ser bem emparelhadas e gerar muitas perdas de pontos durante as temporadas, o que não aconteceu em 2019.

Em confrontos diretos contra as equipes que estavam brigando pelo topo da tabela de classificação, inclusive, mais resultados positivos. Santos e Palmeiras, por exemplo, que ficaram ‘dividindo’ o segundo lugar, com a mesma pontuação, só obtiveram, juntos, um triunfo em cima do Mengão. E isso aconteceu justamente na última rodada, quando o Peixe aplicou 4 a 0, mas com a taça já nas mãos dos cariocas.

Pontuação histórica do Mengão

Toda aquela campanha de destaque do Flamengo acabou ficando marcada de muitas formas. No entanto, o jeito mais simples de exaltar tudo que foi feito dentro de campo é com números. Isso porque, com 28 vitórias, seis empates e apenas quatro derrotas, o Rubro-Negro chegou aos 90 pontos. Ninguém na história dos pontos corridos com 20 times tinha feito uma pontuação tão expressiva.

Sendo assim, o Mais Querido chegou ao topo do país não só por um ano, mas marcando como a melhor campanha em quase duas décadas do Campeonato Brasileiro do jeito que conhecemos. Outro quesito de destaque foram os gols marcados, 86 no total, resultando em um saldo de gols de 49, também impressionante. Sendo assim, a equipe teve 78% de aproveitamento no geral e um título confirmado com quatro rodadas de antecedência.

Grandes destaques da conquista Rubro-Negra

O time todo do Flamengo acabou ficando em evidência com a importante taça e com a campanha de peso. No entanto, assim como em outras competições e títulos, alguns nomes acabaram ficando marcados como grandes destaques. Gabriel Barbosa e Bruno Henrique, por exemplo, foram os grandes goleadores daquele ano. Enquanto o centroavante marcou 25 vezes, o ponta balançou as redes outras 21.

Já em outros quesitos, como assistências, quem mais brilhou foi Giorgian De Arrascaeta que, além de 13 bolas na rede, ainda deu 14 passes para companheiros marcarem, sendo o grande garçom da competição. Gabigol, com 8, e Éverton Ribeiro, com sete, também tiveram números de assistências em destaque.

A Seleção do Campeonato Brasileiro de 2019, escolhida pela CBF, contou com 10 nomes do Flamengo ao todo, incluindo o treinador. Rafinha, Rodrigo Caio, Pablo Marí, Filipe Luís, Gerson, Éverton Ribeiro, Arrascaeta, Bruno Henrique, Gabriel Barbosa e Jorge Jesus foram os escolhidos. BH 27, inclusive, acabou sendo escolhido como o grande craque do torneio.

Comentários estão fechados.